Criolaser e Crioescleroterapia

CLaCS é a sigla de Criolaser & Crioescleroterapia. Esta técnica consiste na associação do laser transdérmico, escleroterapia e resfriamento de pele para tratamento de varizes de pequeno calibre e telangectasias (vasinhos).

O laser utilizado nesta técnica apresenta comprimento de onda de 1064 nm, agindo preferencialmente na hemácia. Esta característica o torna capaz de atravessar a pele e atuar nas veias doentes, com grande quantidade de hemácias, associado a pequeno risco de queimaduras.

A escleroterapia é uma técnica já consagrada de tratamento das varizes e consiste na injeção de substância com efeito esclerosante no interior dos vasos, provocando o seu fechamento.

O resfriamento de pele consiste no uso de jato de ar resfriado a – 20℃, provocando anestesia da pele e vasoespasmo das veias. Estes efeitos diminuem a probabilidade de lesões térmicas da pele por calor (queimaduras), além de aumentar a eficácias das técnicas de esclerose ao diminuir o calibre dos vasos (vasoespasmo).

O CLaCs consiste então no resfriamento da pele com realização de laser transdérmico e posterior escleroterapia. Ao associar estas técnicas ocorre aumento importante da eficácia do tratamento, devido a associação dos seus efeitos positivos, resultando em tratamento menos doloroso, mais eficiente e mais rápido.

Na prática, o paciente percebe redução do número de perfurações (agulhadas), menor dor durante as sessões e evita cirurgia em uma quantidade importante dos casos.